domingo, 31 de julho de 2011

Abertura Regional do Ano Escutista 2011

Da Patrulha Geração 2C



Para: os Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes da região de Braga


Assunto: Abertura Regional do Ano Escutista 2011


Meus caros amigos,


Aproximamo-nos rapidamente do fim deste ano escutista e, naturalmente, do início do ano escutista 2011/2012. Neste ano que ainda decorre, caminhamos com Madre Teresa de Calcutá e com a palavra testemunho, porque queremos dar esse testemunho, dando um pouco de nós para os outros, procuramos lançar o olhar para lá do horizonte e comprometer-nos com novas causas, ser solidários.


É com uma enorme alegria que vos convidamos a participar na Abertura Regional do Ano Escutista, que este ano se realiza no núcleo de Vieira do Minho!



A data, tal como foi anunciado no plano regional para 2011, vai ser: dia 09 de Outubro de 2011.



O tema será o mesmo do ano escutista que aí iniciamos:



Faz tudo o que Ele te disser!

Queremos dizer sim a Deus, sim a Jesus e sim ao escutismo, dando um pouco mais de nós!



Com Maria, Mãe da Igreja e Mãe dos escutas, vamos abrir mais os nossos corações a Deus e ao escutismo, o escutismo idealizado por BP.



O programa provisório da actividade é este:

08:30 – Recepção dos agrupamentos

10:00 – Eucaristia

11:30 – Início do Jogo de Vila

- Almoço

14:30 – Final do Jogo

15:00 – Festa de encerramento da actividade

16:30 – Canção do Adeus



Para que possamos programar melhor a actividade, precisamos que vocês se inscrevam, sem falta, até ao dia 31 de Julho de 2010, no site da Junta Regional em http://braga.cne-escutismo.pt/ ou em https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHlkTVlicjRRZlFUdFlGc25mMUR3UEE6MA preenchendo o formulário lá existente com os seguintes dados:

- Agrupamento

- Nome e contactos do chefe de contingente do Agrupamento


- Número aproximado de participantes por secção


Evidentemente, podem, devem e agradecemos que se inscrevam antes da data limite!


No seguimento da dinâmica dos anos anteriores, vamos continuar a demonstrar todo o nosso espírito de solidariedade e desprendimento, lançamo-vos alguns desafios.



Em parceria, os Núcleos de Vieira do Minho e Fafe, vão realizar uma actividade denominada “Flauta Partida” em Moçambique.


Num espírito de desprendimento, propomo-vos que cada Bando/Patrulha/Equipa/Tribo crie um postal (pode ser individual) para que estes entreguem num orfanato local. É importante que estes contenham uma mensagem de carinho, alegria, amizade e irmandade, para que possa alegrar os nossos “irmãos” moçambicanos.



- Associado a este postal pedíamo-vos que trouxessem sal e sabão (pode ser qualquer tipo de sabão). O objectivo não é que comprem, mas sim que tragam de vossa casa ou façam um “mini-peditório” para que possamos estender a nossa irmandade escutista até Moçambique. “…não podemos de forma alguma fechar a porta àqueles que sofrem, mesmo que seja num País tão longe como Moçambique”



- Em continuidade com o espírito dos caldeirões, voltamos a desafiar cada escuteiro a guardar as suas tampinhas e a trazê-las no maior número de garrafões possível.



Brevemente faremos chegar mais informações sobre as dinâmicas.



Quanto ao jogo de vila, com as vossas inscrições, e também no seguimento de dinâmicas anteriores, vamos juntar agrupamentos de núcleos diferentes. Durante o mês de Agosto, iremos divulgar-vos os contactos dos agrupamentos com quem ireis jogar.



A partir daí, devereis entrar em contacto com os restantes agrupamentos para irem partilhando informações, sobre o jogo ou outras, e irdes conhecendo-vos para que depois possais tomar o almoço em conjunto.



Quando divulgarmos os agrupamentos que deverão juntar-se para o jogo, daremos mais informações sobre este assunto.



Por fim, informamos ainda que, com início nesta Abertura, vamos ter insígnias anuais. Junto segue um documento explicativo deste assunto.



Caso tenham dúvidas, contactem-nos



Com os votos de um Verão cheio de actividades escutistas, deixo-vos com uma forte canhota!



(Ivo Faria, Chefe Regional)